Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Medida do impacto da alteração no modo de recolha da informação no Inquérito ao Emprego no 1º trimestre de 2011
Instituto Nacional de Estatística > Estatísticas do Emprego - 1.º Trimestre de 2011 > INE, 2011, p. 31 - 40

Resumo

Conforme foi anunciado na nota de informação aos utilizadores nas “Estatísticas do Emprego – 4º trimestre de 2010” (capítulo 8; p. 63-66), o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, na presente publicação, estimativas do Inquérito ao Emprego (IE) obtidas a partir de um novo modo de recolha da informação. Na nota referida3, foram descritas as duas principais alterações introduzidas pelo novo modo de recolha da informação do IE (realização de entrevistas através de telefone e alterações no questionário), bem como a operação-piloto levada a cabo nos últimos dois anos, o enquadramento internacional e o relacionamento com o Eurostat e os impactos nos conteúdos informacionais a partir do 1º trimestre de 2011. Na mesma nota, foi referida a existência de uma quebra de série da informação do IE, no 1º trimestre de 2011, e anunciada a disponibilização de informação adicional que permitirá aos utilizadores descontar, nas variações trimestrais e homólogas observadas no 1º trimestre de 2011, os efeitos produzidos pela alteração no modo de recolha da informação.

Neste artigo pretende-se:
 - Descrever a criação da amostra de teste (ponto 2), paralela à amostra do IE, os testes de impacto realizados e os principais resultados obtidos (ponto
3).
- Descrever a metodologia adoptada na estimação dos principais agregados do mercado de trabalho, no 1º trimestre de 2011, no cenário de manutenção do modo de recolha anterior.
As demais características desta operação estatística encontram-se descritas em detalhe no Documento Metodológico do IE, cujo resumo também é apresentado no capítulo 3 desta publicação (Notas metodológicas).


Estudo
Download do documento PDF (96 Kb)