Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

O que contém o dossiê Sistemas de indicadores do Portugal 2020?



Resposta

O dossiê Sistemas de indicadores do Portugal 2020, em desenvolvimento, constitui um ponto central de acesso a informação estatística relevante para avaliar e monitorizar os desenvolvimentos do Portugal 2020, decorrente do Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, que estabelece os princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social, ambiental e territorial de Portugal, no período 2014-2020.

Neste âmbito, a informação estatística propicia um acompanhamento da implementação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para esse período, cuja lógica de intervenção assenta em quatro domínios temáticos:

     Competitividade e internacionalização

     Inclusão social e emprego

    Capital humano

    Sustentabilidade e eficiência no uso de recursos.

O dossiê é formado por quatro módulos:

    Sistemas de indicadores de resultado  – indicadores selecionados da Base de dados do Portal que permitem medir o progresso alcançado relativamente às prioridades de investimento para um determinado universo, através da sua monitorização face à meta estabelecida e acordada com a Comissão Europeia.

 Os indicadores podem ser filtrados “Por componente”: Competitividade e internacionalização; Capital humano; Sustentabilidade e eficiência na utilização de recursos e “Por subcomponente”, bem como “Por Dimensão geográfica”.

 Neste sistema, o município corresponde à desagregação geográfica mais fina, e é possível encontrar séries cronológicas que permitem uma análise comparativa.

   Sistemas de indicadores de contexto – indicadores selecionados da Base de dados do Portal que fornecem informação de natureza social, económica, ambiental e territorial, relevante para a monitorização das dinâmicas regionais em que decorre a implementação do Portugal 2020.

Os indicadores podem ser filtrados “Por componente”: Competitividade e internacionalização; Inclusão social e emprego; Capital humano; Sustentabilidade e eficiência na utilização de recursos e “Por subcomponente”, bem como “Por Dimensão geográfica”.

         

Também neste sistema o município corresponde à desagregação geográfica mais fina e é possível encontrar séries cronológicas que permitem uma análise comparativa.

     Documentos de referência  (âmbitos internacional e nacional)

Exemplos:

o   The programming period 2014-2020: Guidance document on monitoring and evaluation

o    Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

 

  Ligações de interesse (âmbitos internacional e nacional)

Exemplo:

o   European Commission - Regional Policy