Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Qual é o nível de desagregação geográfica mais detalhado para o qual é possível obter informação dos Censos?



Resposta

A preparação e a execução de um recenseamento geral da população e habitação exigem a referenciação geográfica da informação com base em unidades territoriais de pequena dimensão. Com esse intuito, o INE desenvolveu um sistema de referenciação geográfica que, contendo a delimitação administrativa, divide as freguesias em pequenas áreas estatísticas – secções e subsecções estatísticas, possibilitando a disponibilização de alguma informação censitária até ao nível territorial de subsecção estatística. (nível mais detalhado).

Secção estatística: unidade territorial que corresponde a uma área contínua de uma única freguesia com um número médio de alojamentos destinados à habitação que varia entre 550 e 650, consoante a tipologia de áreas urbanas em que a freguesia se insere. Nota: A secção estatística de uma freguesia classificada como Área Predominante Rural (APR) tem 550 alojamentos, a de uma freguesia classificada como Área Medianamente Urbana (AMU) tem 600 e a de uma freguesia classificada como Área Predominante Urbana (APU) tem 650. Variáveis como contiguidade geográfica e número de alojamento conduzem, no entanto, à criação de secções que podem não apresentar exatamente os valores de referência e oscilar para valores mínimos e máximos pré-convencionados para cada tipo de área.

Subsecção estatística: unidade territorial que identifica uma parcela do território delimitada, sempre que possível, por eixos de via classificados com toponímia ou outros elementos facilmente identificáveis no terreno.

Em 1991, existiam cerca de 107 000 subsecções estatísticas; em 2001, cerca de 177 000; em 2011, cerca de 266 000 e, em 2021, 203 264.

Para aprofundar a informação sobre divisões territoriais, consultar o documento “Território Unidades ”.