Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Por que razão nos Censos 2021 o conceito "família clássica" (utilizado até agora na série censitária) foi substituído por "agregado doméstico privado"?



Resposta

Os censos são umas das principais fontes de informação para a caracterização das estruturas familiares em Portugal, possibilitando a identificação das diferentes formas de organização familiar e das suas principais características. Para os Censos 2021 foi adaptado o conceito e a terminologia associada à caracterização das estruturas domésticas, no sentido, não só de uma maior aderência às recomendações das Nações Unidas e ao regulamento da União Europeia, mas também de forma a facilitar a apreensão e a operacionalização do conceito.

Assim, foi efetuada a substituição da terminologia de família clássica (utilizada até agora na série censitária) por agregado doméstico privado, contribuindo também para uma maior harmonização com os restantes inquéritos às famílias.

Em termos internacionais, o regulamento da União Europeia para os Censos 2021 e as Recomendações das Nações Unidas estabelecem que os agregados domésticos privados possam ser identificados, a partir de um conceito de economia comum, ou através da identificação de todos os residentes num alojamento familiar. Dado que as diferenças entre as duas abordagens em Portugal são residuais, optou-se pela segunda opção, tendo em conta o enfoque na operacionalização da resposta aos censos. Esta opção permite igualmente continuar a observar todas as relações de parentesco dentro do alojamento.

 Conceito de Agregado doméstico privado: Conjunto de pessoas que tem a residência habitual no alojamento familiar ou a pessoa independente que ocupa um alojamento familiar.

Será considerado como um agregado doméstico privado, o conjunto de pessoas que residem no alojamento familiar independentemente da existência de laços de parentesco ou da partilha de despesas, como a alimentação e o alojamento.

Para mais informação sobre estruturas familiares em 2021, sugere-se a consulta do estudo O que nos dizem os Censos sobre as estruturas familiares – 2021 - disponível no Portal do INE> Produtos> Publicações> Tema: População -  que apresenta uma caracterização dos agregados domésticos privados, com especial enfoque nos agregados domésticos unipessoais, bem como os núcleos familiares nas suas diferentes configurações (de casais com filhos, monoparentais e reconstituídos), incluindo, naturalmente, uma breve descrição dos principais conceitos associados e a justificação das alterações ocorridas.