Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

O INE disponibiliza dados estatísticos sobre Museus?



Resposta

Sim, o INE disponibiliza uma grande diversidade de informação estatística sobre os museus portugueses, resultantes do Inquérito aos museus, de periodicidade anual.

Este inquérito do INE é dirigido aos museus que no ano de referência estiveram em funcionamento permanente ou sazonal com, pelo menos, uma sala ou espaço de exposição e com, pelo menos, uma pessoa ao serviço.

O objetivo deste inquérito é fornecer informação sobre: número de museus, funcionamento do museu, forma jurídica, núcleos do museu, recursos humanos (pessoal ao serviço por categorias e pessoal voluntário), acervo, coleções e inventário, atividades orientadas para os visitantes, visitantes (total anual, inseridos em grupos escolares, estrangeiros, com entrada gratuita e entrada em exposições temporárias), recursos financeiros (receitas e despesas), etc.

Entende-se por museu a “Instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que promove pesquisas relativas aos testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, adquire-os, conserva-os, comunica-os e expõe-nos para estudo, educação e lazer.”

Para aceder ao maior volume de informação sobre museus disponível no Portal do INE, sugere-se os seguintes Produtos:

·          Base de dados> Tema: Cultura, desporto e lazer> Subtema: Cultura. Para aceder mais rapidamente à informação pretendida, é possível utilizar a opção “Pesquisar por palavra” submetendo a pesquisa a palavra “museus”. Em resultado da pesquisa, são disponibilizados os indicadores existentes, muitos deles desagregados até ao nível de município, designadamente:

Museus em atividade (N.º) por Localização geográfica (NUTS - 2013); Anual

Bens dos museus (N.º) por Localização geográfica (NUTS - 2013); Anual
Visitantes (N.º) de museus por Localização geográfica (NUTS - 2013); Anual

Visitantes estrangeiros (N.º) de museus por Localização geográfica (NUTS - 2013); Anual

Visitantes de museus por habitante (N.º) por Localização geográfica (NUTS - 2013); Anual

Pessoal ao serviço (N.º) nos museus por Tipologia e Tipo de pessoal ao serviço; Anual 

Existem também indicadores desagregados por tipologia do museu:

Museus (N.º) por Tipologia; Anual

Visitantes (N.º) de museus por Tipologia; Anual

Existem ainda indicadores para visitantes estrangeiros e para visitantes inseridos em grupos escolares com as mesmas desagregações dos indicadores acima exemplificados.

Estão também disponíveis duas séries históricas para os indicadores: Visitantes (N.º) de museus; Anual, desde 1950, e Museus (N.º); Anual, desde 1961, ambos desagregados ao nível de NUTS Portugal.

>De salientar que a informação do quadro apresentado após a seleção indicador - que apresenta por defeito a informação mais recente e agregada - pode ser alterada através da opção “Alterar condições de seleção” para as dimensões que o possibilitam.

·          Publicações> Tema: Cultura, desporto e lazer> – Publicação Estatísticas da Cultura, publicação anual que contém uma análise sumária dos resultados do Inquérito aos museus, com links para uma seleção de indicadores da Base de dados.

 

O corpo das publicações, com a análise de conteúdos, está disponível em PDF, o qual é complementado com quadros de informação em XLSX e CSV.

 

No espaço das publicações selecionadas, a opção “Edições anteriores” possibilita o acesso às publicações anteriores.

De referir que, a partir de 2011, o Inquérito aos museus deixou de incluir os Jardins Zoológicos, Botânicos e Aquários do âmbito da população observada, e o questionário foi simplificado de forma a reduzir a carga sobre os respondentes.

São apurados os museus que verificam os 5 critérios de apuramento:

     Museus que têm pelo menos uma sala de exposição;

     Museus abertos ao público (permanente ou sazonal);

     Museus que têm pelo menos um conservador ou técnico superior (incluindo pessoal dirigente);

     Museus que têm orçamento (ótica mínima: conhecimento do total da despesa);

     Museus que têm inventário (ótica mínima: inventário sumário).

 

Para mais informação sobre a informação existente, consultar o Documento Metodológico Inquérito aos Museus, disponível no Portal do INE> Produtos> Sistema de Metainformação.