Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Qual a diferença entre as estimativas de população residente e as projeções de população residente?



Resposta

As “Estimativas Anuais de População Residente” visam facultar informação estatística sobre a dimensão e estrutura por sexo e idade da população residente em Portugal, a sua nacionalidade e o seu país de nascimento (naturalidade), no termo do período de referência (habitualmente, 31 de Dezembro de cada ano civil), envolvendo vários níveis de desagregação geográfica na disponibilização da informação (até município), bem como assegurar resposta no âmbito do artigo 3 do Regulamento sobre Migração Internacional.

O principal objetivo das “Projeções de População Residente” consiste em estimar e disponibilizar valores projetados para a população por idades e sexo, para Portugal e regiões NUTS II, para um conjunto de cenários prováveis de evolução da população fixados para a fecundidade, mortalidade e migrações.

Estimativas e projeções são cálculos de população que importa distinguir. Embora assentes no mesmo método das componentes usam informação diferente. As projeções referem-se a dados posteriores ao último Censo realizado e para os quais não existe informação disponível. À semelhança das estimativas pós censitárias, isto é, elaboradas após a disponibilidade dos últimos resultados censitários, e com recurso a variáveis demográficas observadas, as projeções são consideradas extrapolações das variáveis. Ao contrário, as estimativas intercensitárias, que se referem ao período intermédio entre dois censos e têm em conta os resultados dos mesmos, são interpolações.

Sugere-se a consulta dos Documentos metodológicos: Estimativas Anuais da População Residente e Projeções de população residente , disponíveis no Portal do INE> Produtos> Sistema de Metainformação> Documentação Metodológica> Tema: População.