A
“Carta da Qualidade” formaliza o compromisso público que o INE assume em relação à qualidade e credibilidade das estatísticas oficiais que produz e difunde e ao serviço público que presta a toda a Sociedade, explicitando-o em relação aos prestadores de informação, aos utilizadores de informação estatística e a todos os cidadãos interessados.
Na versão 2024 apresenta i) as declarações de Missão e Visão; ii) os Valores, em linha com a edição 2017 do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias; e iii) revê os compromissos, de acordo com a estratégia que marcará a sua atividade nos próximos anos, nomeadamente em matéria de desafios de inovação, explicitando-os em relação às seguintes áreas:
- Segurança da informação;
- Relação com os prestadores de informação;
- Relação com os utilizadores;
- Revisão de dados estatísticos divulgados;
- Difusão de informação estatística;
- Disponibilização de publicações e outros produtos de difusão de informação;
- Resposta a pedidos e informação estatística;
- Acolhimento e atendimento do público;
- Gestão das Sugestões e Reclamações;
- Avaliação do nível de satisfação relativamente à atividade do INE;
- Gestão dos recursos humanos;
- Cooperação com entidades externas.