CSE - Documentos de Enquadramento

ECB-UNRESTRICTED 7 3. A informação requerida das empresas é, na medida do possível, extraída das suas contas e, sempre que tal seja viável, são utilizados meios eletrónicos para facilitar o envio da mesma. 4. Sempre que possível, são utilizadas fontes administrativas para evitar a duplicação de pedidos de informação. 5. A partilha de dados é prática generalizada a fim de evitar a multiplicação de inquéritos. 6. Para reduzir o esforço de prestação de informação, promovem-se medidas que permitam a interligação das fontes de dados. Princípio 10: Eficiência em termos de custos A “eficiência em termos de custos” significa que os custos de produção das estatísticas do SEBC devem ser proporcionais aos seus méritos e que os recursos devem ser otimizados. Sempre que possível, a informação recolhida deve ser extraída dos registos ou fontes disponíveis. Indicadores: 1. Existem medidas a nível interno e procedimentos externos independentes para controlo da utilização dos recursos. 2. Inovações importantes em termos de processos estatísticos ou tecnologias de informação são introduzidas em todas as fases de produção e divulgação de estatísticas. 3. São ativamente desenvolvidos esforços para melhorar o potencial estatístico dos dados administrativos e reduzir o recurso a inquéritos diretos. 4. O SEBC promove e implementa soluções normalizadas que aumentam a eficácia e a eficiência. Disponibilização de dados de alta qualidade A “disponibilização de dados de alta qualidade” compreende os seguintes cinco princípios: relevância; precisão e fiabilidade (incluindo estabilidade); consistência (ou coerência) e comparabilidade; atualidade (incluindo pontualidade); e acessibilidade e clareza. Princípio 11: Relevância A “relevância” significa que as estatísticas do SEBC devem satisfazer as necessidades reais ou implícitas dos utilizadores, as quais podem variar ao longo do tempo em virtude de alterações no enquadramento económico. Indicadores: 1. Foram instituídos processos para consulta aos utilizadores, acompanhamento da relevância e utilidade das estatísticas existentes para ir ao encontro dos respectivos requisitos estatísticos e consideração das suas prioridades e necessidades emergentes. 2. As necessidades dos utilizadores são classificadas em termos de prioridade e as necessidades prioritárias são refletidas no programa de trabalho. 3. São realizados regularmente inquéritos à satisfação dos utilizadores.

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