Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
Especial - COVID-19
Dados estatísticos oficiais mais recentes em Portugal para acompanhamento do impacto social e económico da Pandemia.

Um ano de pandemia : uma breve síntese - 2020 / 2021

Reunindo uma série de indicadores já disponíveis, esta publicação faz um balanço do impacto da pandemia em Portugal decorrido um ano.

Em síntese, o INE aborda os impactos da Pandemia COVID-19 nas áreas da Demografia, Mercado de Trabalho, Atividade Económica Global, Atividade Económica Setorial, Preços, Ambiente e Energia, para o período março 2020 a fevereiro 2021.

SínteseINE@COVID-19


Disponibilização sumária tendencialmente semanal de alguns dos resultados estatísticos mais relevantes divulgados para acompanhamento do impacto social e económico da pandemia COVID-19.

2022:


2021:


2020:

abril

maio

junho

julho

agosto

setembro

outubro

novembro

dezembro

Destaques específicos COVID-19





Área Investigação - Como aceder a dados?



O INE tem ao dispor da comunidade científica um vasto conjunto de bases de microdados estatísticos para fins de investigação e para investigadores devidamente credenciados.

As bases versam vários domínios estatísticos e a sua relevância poderá permitir estudos que possibilitem ir mais longe a avaliação de impacto económico e social da pandemia.

Comunicado nº4, 07 de janeiro de 2021


No contexto da atual situação de saúde pública e na sequência dos diplomas ministeriais relacionados, o INE informa que grande parte dos seus trabalhadores continuam a trabalhar a partir de casa temporariamente e que, nestas condições, prosseguem todos os esforços para dar cumprimento à sua Missão de produzir e divulgar estatísticas oficiais de qualidade. Manter a sociedade informada cumprindo o seu Plano de Atividades para 2021 será o seu principal desafio.

Os inquéritos do INE mantêm-se predominantemente por via telefónica ou via internet. Para algumas operações e para os casos em que não é possível a recolha por esta via, retomou-se a entrevista presencial obedecendo a protocolo de segurança estabelecido pela DGS especificamente para este efeito. O ano de 2021 será marcado pelos Censos à população e habitação cuja recolha de dados no campo se inicia em abril. A opção estratégica de recolha neste Censos é predominantemente pela internet, e os contatos presenciais previstos pela vasta equipa em campo serão efetuados com base em Protocolo de segurança de saúde pública específico para o efeito, no âmbito do Plano de Contingência do Programa dos Censos 2021.

Os contatos de atendimentos aos utilizadores de informação estatística e a inquiridos estão a fazer-se predominantemente de forma não presencial, nos canais habituais, via internet ou telefone.

Quando necessário o atendimento ou o acolhimento de pessoas externas aos serviços nas instalações do INE é efetuado segundo agendamento prévio e seguindo as regras estabelecidas de segurança e saúde do plano de ação do INE no contexto da Pandemia COVID-19.

O INE mantém o calendário de produção e divulgação publicado no Portal das Estatísticas Oficiais, dentro dos condicionalismos atuais, embora continue a assinalar que pode ocorrer alguma perturbação associada ao continuado impacto da pandemia na obtenção de informação primária, para a qual o INE solicita e agradece a compreensão dos cidadãos e comunicação social. Qualquer alteração será assinalada no calendário de divulgação.