Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Indicadores de confiança dos Consumidores e de clima económico recuperam parcialmente em maio após fortes reduções em abril
Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores
Indicadores de confiança dos Consumidores e de clima económico recuperam parcialmente em maio após fortes reduções em abril - Maio de 2020
28 de maio de 2020

Resumo

Em maio, o indicador de confiança dos Consumidores recuperou parcialmente, registando o maior aumento da série, após ter apresentado em abril a maior redução face ao mês anterior e o valor mínimo desde maio de 2013.
O indicador de clima económico apresentou um ligeiro aumento em maio após ter atingindo o valor mínimo da série no mês anterior. Os indicadores de confiança aumentaram de forma moderada na Construção e Obras Públicas e no Comércio e diminuíram novamente na Indústria Transformadora e nos Serviços, prolongando as quedas abruptas registadas em abril e atingindo novos mínimos. Nos Serviços, destacaram-se as secções de “Alojamento, restauração e similares” e de “Atividades artísticas, de espetáculo, desportivas e recreativas” que apresentaram os valores mais baixos dos respetivos indicadores de confiança.


Apesar das circunstâncias determinadas pela pandemia COVID-19, o INE irá procurar manter o calendário de produção e divulgação, embora seja natural alguma perturbação associada ao impacto da pandemia na obtenção de informação primária. Por esse motivo apelamos à melhor colaboração das empresas, das famílias e das entidades públicas na resposta às solicitações do INE, utilizando a Internet e o telefone como canais alternativos aos contatos presenciais. Na verdade a qualidade das estatísticas oficiais, particularmente a sua capacidade para identificar os impactos da pandemia Covid19, depende crucialmente dessa colaboração que o INE antecipadamente agradece.


Destaque
Download do documento PDF (597 Kb)
Quadros
Excel Excel (5965 Kb)
CSV CSV (302 Kb)